SER ESTUDANTE DO ENSINO À DISTÂNCIA DE ISET - ONE WORLD


Cristina Simão Nhatelo

distance learning ISET - One World

Sou Cristina Simão Nhatelo, frequento o curso de licenciatura em Ensino de Português, provenho da província de Gaza, Distrito de Chokwe, Moçambique.
No ISET - One World aprendi que é possível se formar estando sentado em casa, baste estar ligado ao mundo de tecnologia e globalização. O ISET vem comprovar que a globalização, o avanço da informática e tecnologia em Moçambique já é uma realidade. Antes eu somente ouvia falar da tecnologia e do ensino a distância através da mídia da televisão, pensando que fosse mais uma loucura ocidental, até um dia achei que não fosse possível fazer um curso do ensino superior a distância e online, sem precisar de se deslocar até a instituição propriamente dita.
Hoje eu sou testemunha de que estudar online em Moçambique já é uma realidade. Agora não precisamos de depender das instituições que se encontram distantes dos nossos locais de origem para nos formar no ensino superior.
O ISET - One World forma professores, intelectuais públicos e investigadores em diferentes áreas do conhecimento, que são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade em geral.
Não se fala do desenvolvimento sem fazer menção a tecnologia e a formação de quadros. Uma das barreiras enfrentadas em Moçambique tem haver com a formação de pessoas altamente qualificadas, para responderem positivamente aos diferentes desafios que o país enfrenta. Nesse âmbito, existe uma limitação e termos de número de Universidades que o país dispõe, que não abrangem a todas províncias e distritos, este facto dificulta o acesso a vagas para estudar no ensino superior.

A escolha da instituição deve-se ao facto de ser a distância, o que me permite estudar e trabalhar em simultâneo, e o facto de estar a estudar não me priva de fazer e desenvolver outras tarefas laborais e de índole familiar. Estando em casa consigo fazer as tarefas da escola, e consigo também cuidar de outras tarefas da vida quotidiana. Por isso, fiquei motivado em me matricular e estudar nesta instituição.

Uma das experiências que mais me marcaram no curso foram a boa interação com os colegas que fazem parte da Instituição que se encontram em diferentes províncias do país, onde cada um compartilhava os seus ideais e visão em prol do desenvolvimento do processo do ensino e aprendizagem.
Importa referir que pela natureza de formação online, trata-se de uma experiência impar que nunca havia tido antes, pois antes de fazer parte desta instituição, os cursos anteriores onde me formei, o regime do ensino era presencial, havendo contacto directo entre formador e formando, assim como o próprio acompanhamento era presencial, havendo maior intervenção do formador no processo de ensino e aprendizagem. Ousadamente, posso frisar que o ensino estava centrado no professor.

Eu tinha muitas dificuldades no uso do computador para realizar as tarefas, não tinha domínio de pesquisar a matéria na internet, por isso foi um grande desafio resolver as primeiras tarefas dos primeiros módulos ou secções.
Para superar os problemas acima descritos, tive que fazer curso de informática, que sem dúvidas hoje considero como um dos grandes ganhos e benefícios, pois já tenho domínio no manuseio da plataforma através do computador e já sei fazer pesquisas na internet. Para melhor dominar o manuseio da plataforma, tive ajuda dos tutores, foi com base nas suas orientações que superei essa dificuldade.


Sugestões de mais artigos para ler

SOBRE O ISET - ONE WORLD

O INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - ONE WORLD (ISET - One World) é uma Instituição pertencente à entidade instituidora ADPP – Moçambique e a sua criação foi autorizada pelo Conselho de Ministros através do decreto número 33/2005 de 23 de Agosto e com o estatuto actualizado autorizado pelo decreto numero 92/2019 de 10 de Dezembro.

Cursos Disponíveis

CURSOS DE MESTRADO

CURSOS DE LICENCIATURA

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

CURSOS DA ANEP