SER ESTUDANTE DO ENSINO À DISTÂNCIA DE ISET - ONE WORLD


Hélder Aníbal Castelo

Meu nome é Hélder Aníbal Castelo, sou natural de Inhambane e vivo na cidade de Moatize na província de Tete há sensivelmente 11 anos, sou estudante do ISET - One World desde 2017, estou frequentando o 3° ano ou então 6° semestre se preferir, cursando licenciatura em ensino de língua portuguesa.
A necessidade de desenvolver o meu estado cognitivo aliada aos anúncios que eu via a partir de diferentes órgãos de comunicação social, fizeram com que eu conseguisse realizar um dos meus maiores sonhos (aprender a ensinar, sobretudo a língua portuguesa).
Devo confessar que de principio não acreditava nesta Instituição, principalmente pelo facto de ter que fazer as inscrições a distância sem sequer conhecer as instalações da Instituição, mas porque os argumentos que vinham nos anúncios eram convincentes resolvi dar um voto de confiança e me inscrevi. Fiquei mais confiante depois de fazer uma ligação para a Instituição e recebi informação detalhada. Dias depois de se confirmar a inscrição recebi a chamada daquele que seria o meu tutor, ele apresentou-se e deu-me os devidos esclarecimentos sobre como é que seriam as nossas aulas, a partir dali fiquei totalmente sossegado e fiquei a espera do primeiro dia de aulas.
Escolhi esta instituição de ensino por providenciar o curso que sempre quis, mas principalmente porque ele ensina dentro daquilo que são as minhas condições (escassez de tempo), portanto, mesmo sem tempo, no ISET - One World estuda-se sem sentir-se a falta deste recurso.
distance learning ISET - One World
Quando comecei a estudar no ISET - One World, ainda não tinha computador e, tinha que estudar a partir do celular (smart phone), era tão difícil para mim porque tinha que ler textos grandes a partir duma tela bem pequena, eu tinha que baixar, digitar, enviar e guardar textos, Sendo que o meu celular não era maior em termos de memoria isto tornava-se num stress para mim. Eu era obrigado a transcrever os textos para um caderno, a fim de conservar a matéria. Tive que me esforçar de modo a comprar um computador para que o meu processo de aprendizagem fosse mais eficiente, assim já tinha como conservar os meus escritos.
Outra grande dificuldade foi o primeiro contacto com a plataforma de ensino di ISET - One World. Aqui na cidade de Tete eu não conhecia ninguém que tinha passado por esta experiência para que pudesse me ajudar a entender como esta plataforma funcionava. Tive grandes dificuldades de tal forma que conseguia chegar às tarefas, resolvia no caderno e não conseguia meter na plataforma para enviar porque não sabia como chegar até lá de tal forma que levei muito tempo para mandar as primeiras tarefas. Sabia que podia consultar ao meu tutor, mas simplesmente não preferi ligar-lhe por “coisinhas pequenas”, então tive que me virar sozinho até que ganhei domínio.

Importa referir que me saí bem de tal forma que a maior parte dos estudantes que vieram depois de mim aqui em Moatize foram instruídos por mim a usar a plataforma.
A principal vantagem para mim é o facto de poder me formar sem ter que me deslocar e de não ter um horário fixo para estudar. Para além disto, existe o fator qualidade dos tutores e dos conteúdos. Eu notei que os conteúdos do ISET - One World para além de estar ligados ao padrão de ensino recomendado pelas autoridades de ensino no país também estão virados a realidades do nosso dia-a-dia, os conteúdos são dinâmicos de tal forma que, conduzem à mudança do comportamento ou da forma de pensar da sociedade, para todas as aulas são disponibilizados módulos com conteúdos ricos assim como os respectivos ficheiros para a realização das tarefas.
O meu maior desfio é terminar o curso em tempo recorde, ou seja, dentro daquilo que é o cronograma regulamentado pela escola. Apesar de estar um pouco apertado com trabalho em termos de disponibilidade de tempo, pretendo arregaçar as mangas e usar todas as minhas energias de modo a alcançar o meu objetivo. Para tal conto principalmente com a ajuda do meu tutor assim como toda equipa da ISET - One World.
Para terminar, vou agradecer pela oportunidade que tive através desta instituição, de realizar o meu sonho, apesar de ainda estar em curso, quero também agradecer a todos aqueles que me apoiam direta e indiretamente: o meu tutor assim como o restante dos professore desta escola e o restante dos colaboradores da mesma, a minha família e tantos outros.

Sugestões de mais artigos para ler

SOBRE O ISET - ONE WORLD

O INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - ONE WORLD (ISET - One World) é uma Instituição pertencente à entidade instituidora ADPP – Moçambique e a sua criação foi autorizada pelo Conselho de Ministros através do decreto número 33/2005 de 23 de Agosto e com o estatuto actualizado autorizado pelo decreto numero 92/2019 de 10 de Dezembro.

Cursos Disponíveis

CURSOS DE MESTRADO

CURSOS DE LICENCIATURA

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

CURSOS DA ANEP