PORQUE UMA VIAGEM DE 4 MESES NO PROGRAMA?


Ginus Nijdam

Quando falamos aqui do programa, esse deve ser entendido como o programa para estudantes (em regime presencial) da Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Educação para Desenvolvimento Comunitário ou da Licenciatura em Educação Ambiental.

A razão de ter essa viagem vem da estrutura dos cursos. Para entender a estrutura dos cursos é preciso falar da filosofia dos cursos. Essa diz que queremos formar estudantes com a sua base num entendimento do que está acontecendo no planeta como um todo, e do que está acontecendo ao nível nacional depois de ter entendido a situação do planeta. Depois de ter fixado a sua base global e nacional, os estudantes podem “especializar-se” por focar nos conhecimentos e competências para a sua profissão. No fim da sua formação, eles actuam na sua profissão sob supervisão e aconselhamento dos seus professores.

Assim o primeiro ano é chamado o Ano Global, e o planeta Terra e a sua população estão no centro naquele ano. A viagem de 4 meses é parte disso.

10574298_783774201683606_5962872256400278344_n ISET - One World

Depois de entender o motivo pelo qual temos uma viagem, conforme explicado anteriormente que a primeira razão deve ser encontrada na estrutura dos cursos presenciais do ISET - One World.

Podemos dizer que a segunda razão pode ser encontrada nos princípios pedagógicos em uso no ISET - One World, nomeadamente em dois desses:

  1. “Quanto mais elevado for o nível da realidade que se traz para a formação, mais se aprende”, e;
  2. “A mobilidade é uma pré-condição para o contacto mais vasto com a realidade”

Em relação ao primeiro princípio:
Poderia-se estudar as condições de vida das pessoas no mundo através de livros, documentos, vídeos etc., mas para compreensão real é necessário encontrar as pessoas vivas na seu quotidiano. Desde que o mundo é mais do que Moçambique só, foi escolhido uma viagem pela África Austral, porque isto está dentro da realidade económica do ISET - One World e os estudantes.

Em relação ao segundo princípio:
A ideia é de não ficar num sítio mas para mover-se de um lugar para outro para encontrar mais realidades. A mobilidade está garantida pelo uso do autocarro da escola (no caso de Licenciatura em Pedagogia) ou uma combinação de bicicletas e transporte público (no caso de Licenciatura em Educação para Desenvolvimento Comunitário).

Mobilidade não é  apenas mobilidade na superfície da terra. Também é mobilidade no cérebro dos estudantes e professores. Esta característica já conduz-nos a terceira razão para a introdução de uma viagem de 4 meses no programa.

machimbombando 1 ISET - One World
machimbombando 3 ISET - One World
machimbombando 2 ISET - One World

As duas primeiras razões para a introdução da viagem já são suficientes para a viagem ser justificada. Entretanto, tem uma terceira razão. São simplesmente as aprendizagens pelos estudantes obtidas durante o primeiro ano, que nunca poderiam ser atingidas sem a viagem como parte do programa.

Imagina você como estudante do ISET - One World que recentemente saiu do Ensino Secundário. Qual diferença! Logo você é parte de um programa cheio de actividades para garantir que a viagem depois de uma preparação de 4 meses terá máximo efeito. Neste processo de preparação você aprende entre outros:

  • Estar juntos com colegas da equipa e da escola, mas especialmente com colegas do seu grupo nuclear.
  • Criar união dentro do seu grupo nuclear porque sem esta união a viagem será impossível.
  • Vários tipos de trabalho prático relacionados à vida no internato, e à preparação da viagem. Podemos mencionar organizar, limpar e manter o seu dormitório junto com colegas, manter os edifícios da escola e os seus arredores, levantar tendas, cozinhar numa maneira improvisada, fazer manutenção de autocarro ou bicicletas, trabalhar muito detalhada com toda a documentação necessária para a viagem, fazer as primeiras investigações em Moçambique e usar o diário de campo nitidamente (para depois ser capaz de fazer um produto científico e produtos para divulgar e partilhar com pessoas comuns), ser capaz de aplicar primeiros socorros e outra segurança na viagem, planificar detalhadamente a rota da viagem e as pesquisas e acções a fazer durante a viagem.
  • Domínio do computador e do plataforme em uso na escola. Aprende factos básicos do mundo, da África, e especialmente dos países a visitar.
  • Inglês, que você aprende junto com falantes de inglês. O nível médio do seu inglês você vai mostrar num exame de povo durante a viagem.
  • Resolver conflitos. Por causa do vosso cotidiano exigente surgirão conflitos entre vocês. No fim o estudante vai ser bom em resolver estes conflitos.
  • Conhecer e compreender as situações de muitas pessoas em África Austral. Além de fazer pesquisas você e os seus colegas vão fazer acções juntos com elas, assim conhecendo as de uma outra perspectiva.
  • Fazer produtos como vídeos, teatro, artigos, programas de rádio etc. sobre o aprendido e experimentado na viagem, e trazê-los a vários tipos de público.

CONCLUSÃO:
Assim, você será convencida das incontáveis vantagens de ser estudante do primeiro ano, que está construído em redor da actividade principal: a viagem de 4 meses. Nós já não podemos imaginar os nossos cursos sem a viagem no primeiro ano. Para um estudante saindo directamente do Ensino Secundário esse primeiro ano funciona como um Big Bang, activando as suas forças e potenciais, e certamente com mobilidade no cérebro!


Sugestões de mais artigos para ler

SOBRE O ISET - ONE WORLD

O INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - ONE WORLD (ISET - One World) é uma Instituição pertencente à entidade instituidora ADPP – Moçambique e a sua criação foi autorizada pelo Conselho de Ministros através do decreto número 33/2005 de 23 de Agosto e com o estatuto actualizado autorizado pelo decreto numero 92/2019 de 10 de Dezembro.

Cursos Disponíveis

CURSOS DE MESTRADO

CURSOS DE LICENCIATURA

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

CURSOS DA ANEP