A IMPORTÂNCIA DE CONSÓRCIO DE CULTURAS NA AGRICULTURA SINTRÓPICA PARA A RECUPERAÇÃO DOS SOLOS DEGRADADOS


Faizal Arlindo

No mundo actual tem surgido vários modelos de agricultura, que de certo modo contribuem para o desenvolvimento socioeconómico da sociedade, focando na vertente da agricultura sintrópica.
A agricultura sintrópica é um sistema agro-florestal com base ecológica, idealizada por Ernest Gotsch. A agricultura sintrópica é um termo designado a um sistema de cultivo agro-florestal baseado no manejo sustentável, onde plantas são cultivadas em consórcio e dispostas em linhas paralelas, intercalando sempre espécies de portes e características diferentes, vivendo o aproveitamento máximo do terreno, e levando em consideração a manutenção e reintrodução das espécies nativas.
Esse tipo de sistema permite a recuperação de pastos abandonados, cujos solos sofreram degradação, em um curto período, transformando os mesmos em sistemas altamente produtivos, isto é de forma sintrópica.

Uma equipe de estudantes do Curso de Desenvolvimento Comunitário, do Instituto Superior de Educação e Tecnologia – One World, fazendo demostrações práticas do processo de adubação verde, através de folhas de plantas secas e verde.

A medida em que os ciclos de plantio ocorrem, há um enriquecimento do solo, devido á disponibilidade de matéria orgânica remanescente das colheitas, pois na agricultura sintrópica tudo é aproveitado e reutilizado, desta forma tendem a gerar mudanças positivas no ecossistemas, como o aumento da biodiversidade, melhoramento da estrutura do solo, maior retenção de nutrientes no solo.
No modelo sintrópico não usa-se controladores químicos como insecticidas, fertilizantes, pois essas danificam o solo e prejudica o solo e ao próprio Homem em si, porém faz-se o controle de pragas usado pesticidas naturas, ou seja, plantas como repelentes naturais que ajuda a combater as pragas como exemplo: o alho, cebola, hortelã, piri-piri e coentro, entre outros repelentes naturais.
Na agricultura sintrópica não é tão imperioso a irrigação pois as plantas ajudam uma a outra no que diz respeito a alimentação, conservação da água e distribuição de nutrientes, também na agricultura sintrópica a água se planta no sentido de reutilizar os caules de bananeira para irrigação colocando-as ao solo como forma de conservar a água.
O modelo de agricultura sintrópica é economicamente viável, pois a produção exige um baixo investimento, já que exige um mínimo de irrigação e não utiliza produtos químicos na sua manutenção. O consórcio com diferentes tipos de espécies, entre as quais frutíferas e hortaliças permite ou beneficia o agricultor que rende mais e constantemente, visto que os produtos são orgânicos, o que valoriza seus preços no mercado.

Vantagens de consórcio de culturas na agricultura sintrópica:
  • Fornece produtos /alimentos saudáveis;
  • É sustentável;
  • Conserva o ciclo da água;
  • É de baixo custo;
  • Conserva o ambiente;
  • Não degrada o solo.

Portanto olhando pelo desequilíbrio acentuado nos últimos tempos, pela devastação de áreas florestais, a degradação dos solos causadas pelos outros modelos de agricultura, que por sua vez tem criado impactos negativos ao meio ambiente e na vida das pessoas. A agricultura sintrópica pode ser considerada como um meio alternativo para garantia da subsistência de várias famílias nas comunidades que não dispõe de recursos necessários para a prática agrícola

agricultura sintrópica

Este, sendo um sistema ecológico que contribui para a preservação do meio ambiente é um modelo sustentável e economicamente viável para o uso nas comunidades. Contudo procura-se espelhar o novo modelo de agricultura, nesse caso a agricultura sintrópica, sendo assim, um assunto de interesse que envolve todos actores de desenvolvimento comunitário e para a sociedade em geral, tendo em conta que a agricultura é a base de desenvolvimento de Moçambique.

agricultura sintrópica
agricultura sintrópica

Sugestões de mais artigos para ler

SOBRE O ISET - ONE WORLD

O INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - ONE WORLD (ISET - One World) é uma Instituição pertencente à entidade instituidora ADPP – Moçambique e a sua criação foi autorizada pelo Conselho de Ministros através do decreto número 33/2005 de 23 de Agosto e com o estatuto actualizado autorizado pelo decreto numero 92/2019 de 10 de Dezembro.

Cursos Disponíveis

CURSOS DE MESTRADO

CURSOS DE LICENCIATURA

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

CURSOS DA ANEP