A PANDEMIA DO COVID-19 E SUA INFLUÊNCIA NA GRADUAÇÃO DE 2020 NO ISET - ONE WORLD


Priscila Marizane

A pandemia do Covid-19 que vem assolando o mundo, desde o ano 2019, fez como que os governos a nível mundial incluindo o Moçambicano tomassem medidas severas para sua prevenção.
Para os países de África em particular Moçambique, esta pandemia chegou num momento em que os vários desafios habituais de desenvolvimento estavam a ser enfrentados, e como consequência do Covid-19 muitas actividades programadas viram-se fortemente afectadas.
O ISET - ONE WORLD, como de costume em todos os anos, o mês de Março é memorável, os estudantes do último ano de formação, defendem o seu trabalho final de curso e é realizada a sua graduação.
No dia 27 de Março de 2020 estava programada a graduação de 63 estudantes dos cursos de Pedagogia e Desenvolvimento Comunitário. Momento este em que o governo, chefiado pelo então presidente da república, decretou regras de contenção contra o Coronavírus, uma das quais, a proibição de realização de cerimónias com mais de 50 pessoas e o encerramento de aulas do ensino presencial em todas as instituições de ensino partindo do dia 23 de Março.

Graduação 2020

O ISET - ONE WORLD, consentiu com as medidas tomadas pelo governo, e reorganizou-se dentro de suas actividades planificadas, uma das quais a cerimónia de graduação. A mensagem do presidente foi proferida no dia 20, e de imediato no ISET foi realizado um encontro com os trabalhadores e de seguida com toda a comunidade escolar. Nesse encontro, entre outras mudanças de programas, foi anunciada a realização de uma graduação interna remarcada para o dia 22 Domingo só com a comunidade escolar, para que no dia 23 todos voltassem as suas zonas de origem, dado que a regra entrava em vigor neste dia.
Foi uma notícia triste para todos em particular para os graduados, ao mesmo tempo compreensível tratando-se de questões que atentam ao desenvolvimento social.
Não só, no ISET - ONE WOLRD, um dos desafios colocados durante o processo de formação, presume-se que: "os estudantes se tornem intelectuais que conquistem conhecimentos que não fiquem estagnados no seu cérebro, mas que possa usa-los para o bem da sociedade no qual se inserem, devem, enfrentar os desafios do século XXI, na luta por causas urgentes e mesmo de emergência que a humanidade esta enfrentando." (One World University:2012,p.12).

Curso de pedagogia 2020
Curso de Desenvolvimento Comunitário 2020

Entretanto, seguiu-se a preparação da graduação, desde a elaboração dos certificados e diplomas, a impressão, a organização do local da graduação, ornamentação, mensagem e juramento dos graduados, protocolo, canto coral, entre outras actividades. Tudo foi programado e preparado para que acontecesse nos moldes antes idealizado de uma graduação de grande envergadura. O empenho foi, visível por parte de todos de maneiras que um trabalho de dias fosse apenas preparado em um único dia.
De referir que o sucesso depende em grande medida da força de vontade, e o desejo de transformar ambições em factos. Foram divididos grupos de trabalho em áreas entre estudantes e professores; elaboração de certificados, organização do local, elaboração do programa, o som etc.

Graduação 2020 no ISET - One World

No dia 22 de Março dia da graduação, tudo estava apostes para o início da cerimónia. A cerimónia arrancou por volta das 10 horas. A abertura foi marcada por entoação do Hino Nacional, seguiu-se a presentação do programa dirigida pelo mestre-de-cerimónias.
A primeira intervenção foi concedida ao Director Geral Sr. Thomas Hoejmark. Na sua mensagem, expressou preocupação do momento em que o mundo estava a registar devido ao Covid-19 e a resiliência dos graduados face ao momento. Destacou ainda na sua intervenção, o empenho de todos para que a cerimónia tivesse lugar. Os grandes feitos dos graduados com especial enfoque para as actividades práticas que comportou uma parte do seu processo de formação, foi enaltecida pelo Director; a viagem de pesquisa-acção no período de 3 a 4 meses pelos países da África Austral, a acção de solidariedade durante o Ciclone IDAI e o convívio directo com as famílias afectadas, as práticas pedagógicas em escolas a nível nacional para o combate do analfabetismo e os problemas de leitura e escrita entre outros do sector educacional, a implementação dos projectos de desenvolvimento nas comunidades circunvizinhas do ISET, e ao longo das províncias do pais e nos países da África Austral.
Terminada a mensagem do Director Geral, seguiu-se o momento mais espectável pelos graduados, o de entrega dos certificados e diplomas. Os 63 estudantes receberam os certificados pelos membros da Direcção e Professores, cumprindo as regras impostas de distanciamento social.
O momento foi seguido pela leitura do juramento e a mensagem. Os graduados comprometeram-se em servir a nação dentro das exigências de sua profissão com humanismo, solidariedade, dedicação e dinamismo na luta contra a pobreza e outros males que atentam o mundo em geral e Moçambique em particular.
A última parte da cerimónia foi marcada por um almoço por volta das 13 horas.
Portanto entre mudanças necessárias, empenho e união foi, realizada a graduação interna de 63 estudantes no ISET - ONE WORLD a 22 de Março de 2020. Para o ISET - ONE WORLD, experiências de resposta e adaptação as circunstâncias sociais não constituem na totalidade algo novo. A satisfação é maior, por ter realizado mais uma actividade programada com sucesso e permitir com que os estudantes graduados disfrutassem de um dos momentos mais importantes do seu percurso estudantil com dignidade. Considera-se maior ainda a satisfação, por atender de forma cuidadosa as recomendações do governo para prevenção da pandemia do Covid-19.
Aos graduados o desejo é de sucessos, e que contribuam veemente para o desenvolvimento face as adversidades que o mundo e em especial Moçambique esta a atravessar.

graduacao pris3 ISET - One World
graduacao pris1 ISET - One World
graduacao pris10 ISET - One World

Sugestões de mais artigos para ler

SOBRE O ISET - ONE WORLD

O INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - ONE WORLD (ISET - One World) é uma Instituição pertencente à entidade instituidora ADPP – Moçambique e a sua criação foi autorizada pelo Conselho de Ministros através do decreto número 33/2005 de 23 de Agosto e com o estatuto actualizado autorizado pelo decreto numero 92/2019 de 10 de Dezembro.

Cursos Disponíveis

CURSOS DE MESTRADO

CURSOS DE LICENCIATURA

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

CURSOS DA ANEP